II Simpósio Internacional de Atenção Primária em Saúde: As Redes de Atenção para a Integralidade do Cuidado

Segundo o Ministér​io da Saúde (2010), as Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
A implementação das RAS aponta para uma maior eficácia na produção de saúde e melhoria na eficiência da gestão do sistema de saúde no espaço regional, além de contribuir para o avanço do processo de efetivação do SUS. A transição entre o ideário de um sistema integrado de saúde conformado em redes e a sua concretização passam pela construção permanente nos territórios, que permitem conhecer o real valor de uma proposta de inovação na organização e na gestão do sistema de saúde.
As redes baseiam-se nos seguintes fundamentos: economia de escala; disponibilidade de recursos; qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.
O II Simpósio de Atenção Primária em Saúde tem o objetivo de discutir experiências bem-sucedidas das Redes de Atenção à Saúde de diversas regiões do país, com a participação de formadores das políticas públicas de saúde.

Fonte: http://www.einstein.br/Ensino/eventos/Paginas/simposio-de-atencao-primaria-em-saude-as-redes-de-atencao-para-a-integralidade-do-cuidado.aspx?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=news-eventos-enfermeiros-19-09-2014

Tags: