Comum no outuno, conjuntivite pode ser evitada com higiene das mãos

Comum no outuno, conjuntivite pode ser evitada com higiene das mãos
Evitar lugares fechados e o contato direto nos olhos evitam a contaminação, avisa especialista
Com o tempo seco deste outono, o número de casos de conjuntivite aumentou, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Por ser uma doença que deixa os olhos avermelhados, irritados e, algumas vezes, com pus em volta do globo ocular, o biomédico Roberto Figueiredo explica que uma boa higienização das mãos ajuda e evitar a doença.

A conjuntivite é uma condição que pode ser causada por reações alérgicas, coceiras nos olhos e a contaminação de vírus ou bactérias. Segundo o especialista, a pessoa deve ficar em lugares abertos e não muito cheios, além de evitar o contato das mãos direto nos olhos. — Sempre que estiver na rua, procure utilizar o álcool em gel. O produto diminui 75% das bactérias alojadas nos membros.

Além disso, ele ressalta que a água de torneira não ajuda a evitar a conjuntivite. — Há grandes chances de a caixa d’água, do prédio ou de outro local, não ter sido higienizada aumentando, assim, o potencial de infecção. Compressas com água gelada ou boricada (anti-séptica) ajudam a amenizar os efeitos da infecção.

Fonte: Portal R7

Tags: